27 de julho: Cerest fala sobre o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

27/07/2022

Prevenir acidentes é pensar no futuro! Quem faz esse alerta é o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) – Regional de Batatais, neste 27 de julho, Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho.


O Centro de Referência promove ações contínuas para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção, assistência e vigilância.


Neste 27 de julho é válido destacar a importância do uso adequado dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e da necessária atenção para que o trabalho seja desenvolvido de maneira segura no dia a dia, com todas as medidas de controle de risco devidamente adotadas.


No trabalho informal, muitas vezes, não são empregadas todas as medidas necessárias para que o trabalhador execute seu trabalho com segurança. A falta de equipamentos de proteção adequados aumenta significativamente o número de acidentes.


Neste sentido, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) alerta que a informalidade gera subnotificações de acidentes: a cada acidente de trabalho notificado, sete deixam de ser informados.


Os EPIs têm a função de proteger a saúde e a segurança física do trabalhador e devem ser utilizados para proteger os profissionais, reduzindo riscos e evitando que ele seja exposto a doenças ocupacionais que possam comprometer a capacidade de trabalho e de vida, tanto durante quanto depois da fase ativa de trabalho.


Em Batatais, o Cerest fica na rua Dona Adorama, 420, no Centro, e está ativo dede 27 de setembro de 2006, com atuação que abrange os municípios do Vale das Cachoeiras (Batatais, Altinópolis, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Santa Cruz da Esperança e Santo Antônio da Alegria).